Página inicial > Mais Notícias > Campus Laranjal do Jari: Curso de Administração do Ifap é nota 4 no MEC

Campus Laranjal do Jari: Curso de Administração do Ifap é nota 4 no MEC

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 11h53 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 11h32

O curso Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Amapá ( Ifap), Campus Laranjal do Jari, é nota 4 no Ministério da Educação (MEC). A nota é um conjunto de conceitos que servem para verificar e avaliar as condições de uma instituição de ensino superior na oferta de cursos de graduação. A avaliação do curso ocorreu entre os dias 1º a 3/6 e considerou as seguintes dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura do Campus.

Confira o parecer de avaliação do MEC

Imagem retirada do relatório de avaliação do MEC

Os avaliadores utilizaram como insumos para análise e relatório os documentos institucionais apresentados pelo Ifap, reuniões com os dirigentes do Instituto e coordenação do curso, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), os docentes, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), os discentes e a verificação local, de forma remota, da infraestrutura física e tecnológica. A visitação in loco virtual ao Campus passou por setores como biblioteca, salas de aulas,  além de verificação de regulamentos de risco e seguranças nos laboratórios, plano de contingência da unidade física, acessibilidade de locomoção como rampas e verificação de documentos probatórios de utilização da infraestrutura para o funcionamento do curso.

Confira a infraestrutura física e tecnológica do Campus

Segundo o coordenador do curso de Administração, Alain Santos, a avaliação se deu pela necessidade de certificar se o projeto pedagógico apresentado no ato de criação, autorização e funcionamento estava sendo cumprido. Alain destaca ainda que o trabalho em equipe uniu Reitoria, Direção-Geral do Campus Laranjal do Jari, docentes, técnicos, alunos, coordenação e NDE do curso, resultando no reconhecimento da graduação. "A nota 4 da avaliação do MEC vem para comprovar que temos qualidade e reconhecimento na formação de profissionais com visão generalista dos negócios concentrados no estado do Amapá, em especial na região do Vale do Jari", destaca o coordenador.

Coordenador do curso de Administração, Alain Santos. Foto: Tiago Ferreira

A diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo, enfatiza que, mesmo diante das dificuldades orçamentárias que o Ifap e outras instituições de ensino vêm passando durante os últimos anos, a nota 4 representa o reconhecimento da qualidade do curso de Bacharelado em Administração, fruto de um trabalho coletivo que a instituição vem realizando no Campus .

O curso

O curso superior de Bacharelado em Administração, modalidade presencial, Campus laranjal do Jari, tem seu ato de criação, autorização e funcionamento, através da Resolução nº 93/Consup/Ifap, de 27 de outubro de 2017, e iniciou em fevereiro de 2018 a sua primeira turma, a ADM 2018.1. Ministrado no período noturno, conta atualmente com cinco turmas e possui duração de 8 semestres. A graduação oferece uma formação plural, podendo o profissional atuar nas mais diversas áreas da gestão, em nível operacional, tático e estratégico. A atividade profissional de administrador pode ser exercida, como profissão liberal ou não, mediante: elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização. Saiba mais aqui.

Conheça estrutura institucional do curso de administração

O acesso ao curso é por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano correspondente ao ano da edição do Sisu; aberto à participação de candidatos que concluíram o ensino médio ou os estudos equivalentes ou por processo seletivo próprio de caráter classificatório e/ou eliminatório; Processo seletivo (Vestibulinho) para portadores de diploma de graduação ou acadêmicos que estejam matriculados em cursos superiores de outras IES, desde que sejam de áreas afins; ou Transferência, conforme regulamentação vigente aprovada pelo Conselho Superior do Ifap. A última seleção ocorreu por meio de processo seletivo próprio do Ifap e ofertou 40 vagas.