Projeto de pesquisa do Ifap propõe debater o impacto da “subida” das águas em Laranjal do Jari
Município de Laranjal do Jari, atingido pela cheia no Sul do Amapá — Foto: Prefeitura de Laranjal do Jari/Divulgação
Projeto de pesquisa propõe debater o impacto das “subidas” das águas em cidades amazônicas. Intitulado “Vozes do rio jari” a iniciativa contempla ações integradas entre pesquisadores do Ifap e convidados , além de participação de alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap), e investigará os impactos da subida das águas do rio Jari no município de Laranjal do Jari/AP.
O município amazônico de Laranjal do Jari passa anualmente por um processo de inundação provocada pela cheia do rio Jari. No ano de 2022, o rio atingiu o maior nível dos últimos 10 anos, chegando a marca de 3,34 metros em Laranjal do Jari, deixando centenas de desabrigados. A Defesa Civil contabilizou 4.362 famílias atingidas em 10 bairros na área urbana da cidade e em 17 comunidades rurais.
Foto: Prefeitura de Laranjal do Jari
O Projeto “Vozes do rio jari” visa identificar as doenças ocorridas durante o transbordamento lateral do rio Jari, segundo a percepção dos moradores; compreender os tipos de processos migratórios promovidos no período das mudanças climáticas ocorridas de abril a junho de cada ano; catalogar os tipos de flora e fauna presentes na paisagem e sua dinâmica de alteração pela subida e descidas do Rio Jari etc
A primeira ação do “Vozes do rio jari” ocorrerá no próximo dia 11/7, de forma on-line, com a apresentação da proposta de pesquisa a discentes e docentes da Universidade Federal de Rondônia (UFRO), Campus Ji-Paraná. O evento contará com a presença de professores do Ifap e também alunos do Instituto participantes do projeto.
Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Instagram: @ifapoficial
Redes Sociais