Página inicial > Mais Notícias > Parceria entre o Ifap e a Fundação Jari promove a reabertura do museu Casa do Jari

Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2022, 10h48 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 10h40

Frente do Museu Casa do Jari/ Foto: Tiago Ferreira

Um mergulho pela história do Vale do Jari agora é possível. Uma parceria entre o Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari, e a Fundação Jari promove a reabertura do museu Casa do Jari, no distrito de Monte Dourado (PA). A ação faz parte do termo de cooperação técnico-científico assinado pelas duas instituições.

O museu Casa do Jari conta a história do Vale do Jari por meio de um acervo formado por peças em madeira, celulose, ferro, pedras, documentos históricos, fotografias, escritos, maquetes e fósseis. Objetos pessoais de personalidades e meios de comunicação também são destaques no museu. Futuramente, pretende-se criar, organizar e digitalizar o herbário, a xiloteca e o insetário Jari, promovendo o acesso on-line aos objetos históricos.

Maquete: Trem transportador de madeira para fabricação de celulose/ Foto: Tiago Ferreira

O museu funciona com apoio do Ifap, Campus Laranjal do Jari, que disponibiliza alunos da instituição para auxiliar na organização e catalogação dos itens históricos, no atendimento ao público, além de apoio especializado de professores do Instituto na execução de projetos de pesquisas. Os estudantes atuam no local por meio de programa de estágio supervisionado.

Imagens tiradas no museu/ Fotos: Tiago Ferreira e Janderson Henrique Mota

O espaço é aberto a visitação às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 8h às 11h30. O interessado em conhecer o local pode agendar a visita por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 96991724746.

Parceria Ifap e Fundação Jari

A parceria Ifap e Fundação Jari objetiva promover atividades de ensino, pesquisa e extensão na região do Vale do Jari. A reabertura do museu Casa do Jari é só umas das ações de um universo de projetos a serem desenvolvidos na região.

A união das instituições pretende desenvolver pesquisas no âmbito socioambiental, bem como avaliar impactos ambientais e sociais na região, apoiar eventos, fazer visitas técnicas e expedições de pesquisa no Vale do Jari, envolver estudantes dos cursos das ciências naturais no monitoramento da biodiversidade, dentre outras ações.