Página inicial > Mais Notícias > Estudantes do Campus apresentam trabalhos científicos no Conedu

Estudantes do Campus apresentam trabalhos científicos no Conedu

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 07h35 | Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 15h39

Alunos do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participantes do projeto “Educação como princípio educativo” apresentaram trabalhos científicos no VIII Congresso Nacional de Educação (Conedu), realizado na cidade de Maceió/AL, em outubro de 2022.

Os estudantes Pedro Henrique Gomes, Ana Heloísa Santos, Gabriela Moutinho e João Rabelo levaram ao Conedu temas que discutem o contexto do Vale do Jari em diversas temáticas, propondo discussões e reflexões sobre a realidade da região.

Pedro Henrique é aluno do curso Técnico em Meio Ambiente e apresentou o trabalho “Saberes de experiências feitos das parteiras do Vale do Jari”. O objetivo do estudo foi identificar como são construídos os conhecimentos da partagem historicamente construídos e socialmente reproduzidos nas margens do Rio Jari. A conclusão do estudo foi que parteiras tradicionais são responsáveis em média por 5,8% dos nascimentos na região Norte. Na Amazônia Amapaense, essas mulheres estão organizadas politicamente por meio da Rede Estadual de Parteiras, representada por mulheres dos 16 municípios do Amapá.

A estudante do curso de Técnico de Informática Ana Heloisa Santos abordou no evento a temática “O processo de ensino-aprendizagem na escola Municipal Samaúma, no Vale no Jari”. Com uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, chegou-se à conclusão que o processo de ensino-aprendizagem na escola ribeirinha Samaúma apresenta influência do pensamento educacional de Paulo Freire.

Gabriela Moutinho, aluna do curso Técnico de Informática, trouxe a discussão sobre as “Cartografias de saberes de ribeirinhos do Rio Jari”. O trabalho concluiu parcialmente que a dinâmica na vida em uma comunidade ribeirinha é fortemente influenciada pelo trabalho diretamente relacionado com a natureza, e os conhecimentos tradicionais são repassados de forma que venham garantir a permanência e a continuidades das famílias às margens dos rios.

O também aluno do curso Técnico de Informática João Rabelo propôs  o estudo “Perfil socioeconômico de educadoras negras no sul do Amapá: narrativas de vidas de educadoras negras”. A pesquisa teve como objeto de estudo a história de vida de educadoras negras que atuam na rede pública de educação no sul do estado. Os resultados apontam que essas educadoras são, em maioria, mulheres de famílias historicamente carentes, e o ato de educar para elas representa um processo histórico de luta por igualdade e oportunidade de emancipação.

O orientador e assistente de aluno do Campus Manoel dos Santos explica que o projeto de pesquisa com os alunos surgiu a partir da necessidade de incentivar a produção de trabalhos científicos em nível médio técnico integrado. "A participação no evento possibilitou aos alunos vivenciarem uma experiência que normalmente é proporcionada aos estudantes de ensino superior", afirma Manoel.