Página inicial > Mais Notícias > Ifap oferta curso de libras à comunidade

Ifap oferta curso de libras à comunidade

Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 07h01 | Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 09h46

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) oferta curso de Libras Nível I à comunidade e a servidores do Ifap. Estão sendo ofertadas 40 vagas e para concorrer a uma delas o participante deve realizar inscrição on-line, no período de 15 a 17/2, no portal  de eventos do Instituto. Faça aqui sua inscrição ou pelo QR-Code abaixo.

Os candidatos que não conseguirem se inscrever nas vagas ofertadas poderão participar da lista de cadastro de reserva , que abrirá prazo de inscrição oportunamente.

O curso é gratuito, tem carga horária total de 40 horas e será realizado no período de 27 de fevereiro a 19 de abril de 2023. As aulas serão presenciais e ocorrerão às segundas e quartas-feiras, no horário das 14h30 às 17h, no Campus Laranjal do Jari. Ao final do curso, os alunos receberão certificação, o que possibilitará o seguimento nos demais níveis, que serão ofertados posteriormente.

Alfabeto em libras

A iniciativa é do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)  do Campus Laranjal do Jari e tem o objetivo de promover o acesso à comunicação, à informação e à educação da pessoa com deficiência auditiva na sociedade e também a formação de intérpretes. Para o alcance do objetivo, as aulas serão expositivas, dialógicas e explicativas, aliadas ao uso de ferramentas audiovisuais.

Você sabia que 5% da população brasileira é composta por pessoas que são surdas?

Esse dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), aponta que esta parcela corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, e, por isso, não escutam absolutamente nada.

O que é LIBRAS?

LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. Ela tem sua origem baseada na linguagem de sinais francesa e é um dos conjuntos de sinais existentes no mundo inteiro com o propósito de realizar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva.

Fonte: https://www.significados.com.br/