Página inicial > Mais Notícias > Campus promove ação de prevenção a gravidez na adolescência

Campus promove ação de prevenção a gravidez na adolescência

Publicado: Quarta, 01 de Março de 2023, 17h44 | Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 20h37

Acessibilidade: Ouça o conteúdo da notícia!

Dentro da programação da Semana Nacional de Combate a Gravidez na Adolescência, o Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou uma série de palestras com o tema "A gravidez na adolescência"  nas turmas  dos cursos técnicos integrados do campus.

Alunos participam de palestra

Ao todo, 463 estudantes da faixa etária de 14 a 21 anos foram alcançados com a ação, que ocorreu de 7 a 14 de fevereiro. Na oportunidade, foram debatidos os temas: sexualidade, mudanças corporais e consequências de uma gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis e higiene corporal, utilização correta e responsável dos contraceptivos de barreira masculina e feminina dentre outros tópicos.

Enfermeira do Município de Laranjal do Jari, Maria Regina, aponta as mudanças do corpo na fase da adolescência

Ainda foi promovido entre os participantes momento de interação com soluções de dúvidas   e o ensino da prática de como utilizar os métodos contraceptivos como o preservativo. Além disso, foi exposto dados das instituições de  saúde local, estadual e nacional sabre a gravidez na adolescência e os resultados alcançados pelas políticas conscientização aplicadas aos estudantes da faixa etária de 14 a 21 anos.

Estudantes aprendem a manusear métodos contraceptivos

A iniciativa foi uma realização do Setor Pedagógico e do Setor de Assistência Estudantil do campus em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município de Laranjal do Jari e faz parte do projeto Prevenção é Educação.

• Confira aqui o álbum das palestras ou pelo QR-Code abaixo!

Saiba mais!

No Brasil, um em cada sete bebês é filho de mãe adolescente. A cada hora nascem 48 bebês, filhos de mães adolescentes. Um dado preocupante é o número de bebês com mães de até 14 anos que contabilizou 19.330 nascimentos no ano de 2019, o que significa que a cada 30 minutos, uma menina de 10 a 14 anos torna-se mãe!

A gestação não planejada na adolescência pode resultar da falta de conhecimento da adolescente sobre sua saúde, sobre as consequências na sua vida, bem como ao acesso limitado aos métodos contraceptivos eficazes. Das gravidezes que ocorrem na adolescência, 66% são não intencionais, o que significa que a cada 10 adolescentes que engravidam, 7 referem ter sido “sem querer”.

Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade, sobre direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo.

Fonte: Ministério da Saúde.