Página inicial > Mais Notícias > Ifap, em parceria com Prefeitura de Laranjal do Jari e Sebrae/AP, realiza o primeiro festival gastronômico da cidade

Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 14h57 | Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2023, 08h23

Foto: Antonia Thaislanny

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) se reuniu, nesta última quinta-feira (30), com representantes da Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP) a fim de definir ações para realização do 1º Festival Gastronômico de Laranjal do Jari.

O evento acontecerá no período de 5 a 6 de maio de 2023 e privilegiará a culinária da região com degustação de pratos típicos, apresentações culturais, ações de empreendedorismo e qualificação dos microempreendedores participantes.

A iniciativa, que é uma parceria do Ifap, Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari - por meio da Secretaria de Cultura - e Sebrae/AP, surgiu a partir de uma proposta de trabalho realizada em sala de aula pelo professor do Ifap Janderson Henrique, na disciplina de Marketing do curso Bacharelado em Administração 2020/2021. No instrumento avaliativo, os alunos elaboraram uma proposta de festival gastronômico para o município.

Divididos em grupos, os estudantes do Campus apresentaram propostas por meio de um concurso (13/3), em que uma banca composta pelo Setor de Comunicação Social do Campus Laranjal Jari, Secretaria de Cultura do Município e professores do Ifap escolheram o grupo vencedor.

Grupo vencedor do concurso e banca examinadora / Foto: Secretaria de Cultura de Laranjal do Jari

O trabalho escolhido foi o do grupo formado pelos alunos Alice Serrão, Bianca Carmo, Cliviane Pimenta, Douglas Pinheiro, Ivo Júnior, Roney Moraes, Tiago Patrick, Vaneth Bastos e Werlândia Silva.  A apresentação destacou a história, o contexto social e as peculiaridades da culinária local.

Praça Principal de Laranjal do Jari, local onde ocorrerá 1º Festival Gastronômico do Município/ Foto: Thelma Lobato

O projeto desenvolvido pelos estudantes do curso de Bacharelado em Administração 2020/2021 resultará no 1º Festival Gastronômico do Município de Laranjal do Jari. "O 1º Festival Gastronômico do Vale do Jari surge como uma proposta que visa dar visibilidade à região por meio de sua culinária. Percebe-se que Laranjal do Jari tem um potencial enorme para o turismo gastronômico. Aqui,  temos uma cultura fortemente retratada por meio dos seus pratos típicos", relata o professor Janderson Henrique.

Em breve, mais informações sobre o evento.

Instagram: @ifapoficia