Página inicial > Mais Notícias > Campus debate o respeito à diversidade e o combate à LGBTfobia

Campus debate o respeito à diversidade e o combate à LGBTfobia

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2023, 07h56 | Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 07h00

Respeito! Foi essa pequena palavra, mas de grande significado, que ecoou na programação do Campus Laranjal do Jari, na 2ª Semana de Combate à LGBTfobia do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O evento ocorreu no último dia 23/5.

Com o envolvimento de alunos, professores e servidores do Campus, o evento trouxe ao debate temas importantes de combate ao preconceito e à intolerância sobre a diversidade. De forma criativa, alunos apresentaram trabalhos com temática LGBTQIAP+ alinhados a outros temas, provocando questionamentos, debates e reflexão. Foi o caso da mostra de arte, em que os alunos expuseram desenhos e pinturas conjugando o movimento do cubismo e a questão da LGBTfobia. Confira alguns desenhos abaixo!

Além da mostra, houve apresentação da exposição “Movimento LGBTQIA+ no Brasil: marcos e personagens históricos”, com trabalhos produzidos pelos estudantes do Campus e exposição digital de trabalho de artistas LGBTQIAP+.

Palestrante Fleur Duarte

Ainda dentro do evento, houve a palestra “O movimento trans no Amapá: desafios e obstáculos”, ministrada por Fleur Duarte. Fleur é ativista da luta pelo direito das mulheres trans no Amapá e realiza campanhas contra a transfobia. Ela também atua como conselheira do Direito de Mulheres, Educação e Saúde Integral.

Apresentação cultural foi destaque na programação e recheou o evento com coreografias, danças e muita música, contagiando o público participante. O protagonismo ficou por conta do grupo Recriarte e pelo aluno do Campus Sérgio Almeida.

Participantes debatem o documentário “As filhas de Chiquita”

A produção cinematográfica amazônica integrou a programação, com destaque para o documentário de temática queer “As filhas de Chiquita”, de Priscilla Brasil (PA). No segundo domingo de outubro, a bicentenária procissão do Círio de Nazaré – maior romaria católica do Brasil e uma das maiores do mundo – é obrigada a conviver com a Festa da Chiquita, o mais tradicional encontro LGBTQIAP+ da Amazônia, que ocorre no mesmo dia, na mesma hora e na mesma rua das festividades do círio.

Assista o documentário na integra!

No evento, também teve o espaço beleza queer, em que os participantes puderam fazer pinturas e desenhos de resistência e reforço no combate a toda forma de preconceito  e intolerância.

Confira aqui o álbum do evento!