Estudantes do Ifap conquistam medalha de ouro e bronze em campeonato internacional de jiu-jítsu
Estudantes do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) conquistaram medalhas de ouro e bronze no campeonato Abu Dhabi Jiu-Jítsu Pro - AJP Tour 600. O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de maio, no ginásio do Ifap, em Macapá, e é um dos principais eventos de jiu-jítsu do mundo. O torneio é organizado pela Federação de Jiu-Jítsu do Estado do Amapá (Fejja).
Numa competição que reuniu atletas de diversos estados do Brasil, além de lutadores da Guiana Francesa, Guiana Inglesa e Suriname, Nathaly Santos conquistou duas medalhas de ouro, uma na categoria GI, em que se usa o quimono, o que permite agarrar o oponente pela vestimenta; outra na NoGi, sem o quimono tradicional, em vez disso usam-se como vestes calções e camisetas.
Nathaly Santos comemora as duas medalhas de ouro
A atleta e estudante do curso Técnico em Administração destaca que a preparação para a competição foi desafiadora, pois, além do físico, foi preciso lidar com questões de transporte, patrocínio para pagamento de inscrições e trabalhar o psicológico. Nathaly ainda ressalta que a conquista das medalhas foi muito positiva e que quer competir em outros campeonatos. “Eu pretendo participar do campeonato nacional, que vai ocorrer nos dias 17 e 18 de junho em Belém/PA”, explica.
Kemilly Vitória Gomes levou ouro em sua única luta
Kemilly Vitória Gomes, também estudante do curso Técnico em Administração, foi medalhista na categoria meio-médio, até 52kg. Em sua única luta, levou o primeiro lugar e garantiu a medalha de ouro. “Bati meu peso e fiquei bem feliz. Agora no campeonato AJP Internacional, que ocorreu nos dias 27 e 28 de maio, eu fiz apenas uma luta e ganhei o primeiro lugar. Fiquei muito feliz pela minha conquista”, destaca.
Davi na parte mais alta do pódio comemorando a conquista do ouro
Na categoria “Youth Men's GI / White / 73KG e Youth Men's NO-GI / White / 73KG", o aluno Davi Angelus Veiga, do curso Técnico em Floresta, conquistou medalha de ouro. O estudante destaca que foi o seu primeiro campeonato internacional. “Foi uma competição com uma atmosfera incrível, nunca tinha vivido um momento assim. Fui campeão na modalidade Gi e Nogi, mas não foi fácil, foi extremamente cansativo. Tive a oportunidade de lutar com um estrangeiro da Guiana Francesa. Foi uma experiência incrível e tive a oportunidade de conhecer pessoas de fora do país e também grandes atletas através dele”, compartilha Davi. Ainda no evento, o atleta foi graduado com a faixa azul.
Jhonata Brandão se destacou e levou o bronze
O medalhista de bronze na categoria peso pesado, até 94kg, Jhonata Brandão, é acadêmico do curso de Licenciatura em Biologia e explica o desafio de perder peso para adequar-se à categoria. “O trabalho foi satisfatório, pois consegui bater o peso necessário e assim competir e trazer medalha. Nossos próximos desafios serão os campeonatos que ocorrerão em Belém e no Rio de Janeiro, no mês de julho”, finaliza.
Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Instagram: @ifapoficia
Redes Sociais