Página inicial > Mais Notícias > Ifap retoma tratativas para escavações no cemitério indígena localizado no Campus Laranjal do Jari

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2023, 08h36 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 11h04

Representantes do Ifap, Iepa e Iphan

O Campus Laranjal do Jari se reuniu no último dia 12/7, em Macapá,  com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) a fim de debater o início das escavações do cemitério indígena arqueológico, localizado no terreno do Campus. O objetivo é a liberação da área com a finalidade de construir um auditório para as atividades do Campus Laranjal do Jari e também de um auditório-museu.

As escavações irão identificar os vestígios arqueológicos do lugar, e, com os achados, o Ifap criará um auditório-museu dentro do Campus. O diretor de Administração e Planejamento do Campus  Laranjal do Jari, Marcelo Padilha, explica que além de construir é preciso preservar, e que a destinação de um espaço para o auditório-museu irá guardar a história de um pedaço importante do Amapá, além de abrigar as peças arqueológicas que forem encontradas.

O Iepa ficará responsável pela Ficha de Caracterização de Atividade (FCA), um dos documentos necessários para o processo de Licenciamento Ambiental, e também pelas escavações. Ainda neste ano, novas reuniões irão debater o tema, e uma visita técnica do Iepa ao local foi solicitada.

Instagram: @ifapoficia