Página inicial > Mais Notícias > Projeto transforma garrafas PET em solução de transporte sustentável

Projeto transforma garrafas PET em solução de transporte sustentável

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 12h44 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 10h15

No cenário acadêmico e tecnológico, onde a inovação e a sustentabilidade se entrelaçam, um projeto multifacetado está ganhando destaque. Trata-se do "Projeto Multidisciplinar de Logística Reversa e Criação de uma Tecnologia Social", desenvolvido em colaboração com as turmas de Administração e Logística do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

O projeto centraliza-se na construção de um protótipo de embarcação com garrafas PET recicladas. Além de oferecer uma alternativa econômica para o transporte de passageiros e cargas entre Laranjal do Jari e Monte Dourado pelo Rio Jari, a iniciativa visa aumentar a conscientização sobre a Logística Reversa das garrafas PET, um dos resíduos mais frequentemente descartados de forma inadequada.

Alunos do Campus Laranjal do Jari confeccionam o barco com garrafas PET recicladas

A inciativa, originada no curso de Bacharelado em Administração do campus, transcendeu barreiras disciplinares para abordar questões complexas da logística, sustentabilidade e inovação social. Partindo do conceito de logística tradicional e avançando até a Logística Reversa. Enquanto a logística tradicional se concentra na entrega eficiente de produtos aos consumidores, a logística reversa lida com o retorno desses produtos à cadeia de suprimentos ou à reciclagem.

O coordenador do projeto e professor do Campus , Edilon Mendes

O coordenador do projeto e professor do campus , Edilon Mendes,  explica que o  protótipo da embarcação propõe a  sensibilização no que tange à importância da criação de alternativas viáveis, de baixo custo e sustentáveis, que venham a contribuir com a transformação e desenvolvimento social da região do Vale do Jari. "Espera-se, portanto, reduzir distâncias, estimular a inovação e constituir a "semente da discussão" acerca importância fundamental da Logística para o desenvolvimento da região, seja a logística de transporte (cargas e pessoas) seja a Logística reversa", explica Edilon.

O protótipo

Protótipo pronto para navegar

O protótipo é uma embarcação que  possui um comprimento de 4 metros e 30 centímetros, juntamente com uma largura de 1 metro e 10 centímetros.

Embarcação é colocada no Rio Jari

O veículo tem uma capacidade de acomodar até 5 pessoas ou suportar uma carga de até 300 kg. Para sua construção foram utilizadas entre 900 a 1000 garrafas, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade ao reutilizar materiais recicláveis em sua criação.

Testes

Alunos e servidores do Campus Laranjal do Jari testam a embarcação

O Rio Jari foi o cenário dos primeiros testes de navegabilidade. A embarcação foi posta no rio, no último dia 16/9, no município de Laranjal do Jari e contou com a presença de servidores e alunos.

Alunos e servidores do Campus Laranjal do Jari

Os resultados foram promissores,  pois o barco conseguiu suportar a quantidade prevista de passageiros, além de não apresentar falhas em sua sustentabilidade ao navegar.

Impactos

O professor do campus , Edilon Mendes, explica que os impactos são a possibilidade de transformação do modo de transporte entre os municípios de Laranjal do Jari e Monte Dourado, a  criação  de uma tecnologia social de baixo custo, contribuindo para a redução da poluição ambiental.

Embora existam iniciativas semelhantes em outras instituições de ensino, este projeto é pioneiro no Instituto Federal do Amapá (Ifap).