Página inicial > Mais Notícias > Inovação Sustentável: Kit Solar Portátil transforma a vida dos extrativistas amazônicos

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 06h33 | Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2024, 18h55

Estudante utiliza o kit solar castanheiro

Pesquisadores e estudantes do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) estão impactando a vida dos extrativistas do Vale do Jari com um kit de energia solar portátil. Apresentado na Feira de Negócios do Vale do Jari, o protótipo promete revolucionar o fornecimento de energia para castanheiros e outros extrativistas da Amazônia.

O projeto, liderado pelo pesquisador e professor do Ifap, Diego Armando Silva, e seus alunos, surgiu de trabalhos de campo com castanheiros locais. O objetivo era encontrar uma solução ambientalmente sustentável para as necessidades energéticas das comunidades, que frequentemente passam longos períodos na floresta durante a coleta.

Estudantes do Campus Laranjal do Jari apresentam o kit solar castanheiro na Feira de Negócios do Vale do Jari

O resultado foi o desenvolvimento do kit solar castanheiro, que utiliza produtos recicláveis, como bombonas, para criar sistemas solares compactos. Esse kit oferece aos extrativistas a capacidade de alimentar lâmpadas, televisores e até mesmo freezers sem a necessidade de motores geradores poluentes.

Diego Armando Silva e alunos na Feira de Negócios do Vale do Jari

Diego Armando Silva destaca que o kit solar castanheiro, atualmente em processo de patenteamento, foi concebido para aprimorar a qualidade de vida dos extrativistas de castanha-da-amazônia. O objetivo é fornecer energia elétrica durante as atividades de campo, anteriormente dependentes de motores a diesel. "A ideia surgiu durante expedições com os castanheiros, quando percebemos a necessidade de energia para carregar baterias, celulares e ligar lâmpadas. Esperamos que o kit melhore a qualidade de vida dos extrativistas, essencial para o desenvolvimento local", afirma Silva.

O "kit solar castanheiro": Uma revolução sustentável

Kit Solar Castanheiro

O kit solar castanheiro é projetado para acompanhar os coletores durante suas expedições na floresta. Ele é composto por duas placas solares, um inversor, um controlador, uma bateria e um circuito eletrônico, todos interligados dentro de um tanque reservatório de 1.000 litros, localmente conhecido como "bombona". Esse tanque é reciclado de uma empresa que o descartaria, demonstrando um compromisso ambiental inteligente.

Estrutura do kit solar portátil

Para o seu funcionamento, as placas solares captam a luz solar e a convertem em corrente contínua (CC) através do efeito fotovoltaico. Um controlador é usado para evitar sobrecarga e descarga excessiva da bateria, que armazena a energia para uso posterior. Um inversor converte a corrente contínua em corrente alternada (CA), permitindo a conexão de dispositivos.

Benefícios significativos para os castanheiros

kit sendo transportado para comunidades ribeirinhas

Este protótipo oferece uma série de benefícios para os castanheiros e suas comunidades. Primeiramente, as placas solares permitem a iluminação dos acampamentos durante a noite, proporcionando segurança e conforto. Além disso, o kit permite que os extrativistas carreguem seus dispositivos eletrônicos, como celulares, facilitando a comunicação e a gestão de suas atividades.

O extrativista Aldemir Pereira, morador da comunidade do Iratapuru, explica como o kit é essencial para a melhoria da qualidade do trabalho do castanheiro.

Mais inovação

O projeto foi submetido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para patenteamento, o que pode facilitar a disseminação dessa solução sustentável em outras regiões. A iniciativa dos pesquisadores e estudantes do Ifap está pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável na Amazônia, onde a energia solar portátil oferece conforto e conveniência aos extrativistas, preservando o ambiente natural da região.