Página inicial > Mais Notícias > Ifap inova ao virtualizar trilha ecológica: Educação acessível e Inclusiva

Ifap inova ao virtualizar trilha ecológica: Educação acessível e Inclusiva

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 09h15 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 10h22

Projeto utiliza tecnologia para inclusão de alunos com deficiência e promove acessibilidade ao conhecimento científico

No extremo sul do estado do Amapá, o Instituto Federal do Amapá (Ifap), Campus Laranjal do Jari, busca virtualizar a Trilha Ecológica Wajãpi, que fica localizada no Campus. O projeto objetiva tornar a trilha acessível a todos, com especial atenção para alunos com deficiência, utilizando tecnologia e inovação.

Uma das etapas iniciais do projeto envolve a captura de imagens aéreas da trilha, utilizando drones para proporcionar uma visão geral da dimensão e leiaute. Marcações em áreas de interesse, como avistamentos de animais e árvores, serão incorporadas à trilha virtual. A interatividade será uma peça-chave, permitindo aos alunos explorar a trilha virtualmente.

A coordenadora do projeto e professora do Ifap, Ana Lis, explica que a trilha ecológica Wajãpi possui um relevo de em torno de 320 metros e, por enquanto, sem acessibilidade aos alunos com deficiência, o que torna imprescindível a exequibilidade da iniciativa. "Assim, a proposta deste projeto visa, por meio da integração de conhecimentos científicos e tecnológicos, incluir pessoas com deficiência ao universo de possibilidades de aprendizado na trilha virtualizada", enfatiza Ana.

Inclusão de Informações Científicas

Cada ponto marcado na trilha virtual apresentará informações sobre a flora e fauna presentes. Ao passar o mouse sobre esses pontos, os alunos terão acesso a fotos da espécie, seu nome científico e o nome popular (como é chamada por populares da região). Além disso, ao clicar em pontos específicos, serão disponibilizadas fotos panorâmicas em 360º, oferecendo uma experiência imersiva da trilha.

O projeto está sendo desenvolvido no laboratório de informática do Campus e, em certos momentos, na própria trilha. A participação ativa dos alunos é incentivada, desde a captura de fotos por meio de aplicativos de celular até a inserção de dados sobre a fauna e flora em uma tabela no Microsoft Office Excel.

Resultados Esperados

A virtualização da Trilha Ecológica Wajãpi visa facilitar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência, tornando o conhecimento mais acessível e inclusivo. O projeto pretende também servir como exemplo e incentivo para futuras pesquisas dentro do eixo de tecnologias assistivas.

A expectativa é que essa experiência inovadora não apenas beneficie os alunos do Campus, mas também promova a inclusão de pessoas com deficiência na comunidade em geral. O acesso facilitado ao conhecimento científico pode abrir portas para oportunidades educacionais e profissionais.

O projeto de virtualização da Trilha Ecológica Wajãpi é um passo significativo em direção a um ensino mais igualitário e inspirador. O Instituto planeja compartilhar os resultados por meio de um artigo científico e relatório descritivo das ações realizadas, contribuindo assim para a disseminação do conhecimento e boas práticas na área de inclusão educacional.