Página inicial > Mais Notícias > Pesquisadores do Ifap recebem o Prêmio Robério Nobre de ciência, tecnologia e inovação

Publicado: Quarta, 15 de Novembro de 2023, 09h26 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 16h24

Ouça o conteúdo da notícia

Pesquisadores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) receberam o prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação Robério Nobre em solenidade realizada, no último dia 14/11, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Macapá.

À esquerda, Anderson Bernardina / À direita, Diego Armando Silva

Os professores do Campus Laranjal do Jari Diego Armando Silva e Anderson Bernardina receberam o prêmio de 1° e 2° lugar, respectivamente, na categoria Pesquisador Inovador. Diego levou o primeiro lugar com o projeto Kit Solar Castanheiro, já Bernardina se destacou com o projeto Aplicação de Nanobiotecnologia na Recuperação de Áreas Degradadas. Os premiados destacam a importância desse reconhecimento nas ações de pesquisa realizadas pelo Ifap.

Confira

A  professora e coordenadora de Políticas Educacionais Inclusivas do Campus Porto Grande, Célia Souza, conquistou o primeiro lugar na categoria Pesquisador Destaque, na área de Ciências Humanas. Célia foi a única mulher a ganhar o primeiro lugar desta edição. Já o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do Ifap (NIT) e professor do Campus Macapá, Willians Lopes,  ficou em terceira colocação, na mesma categoria, mas na área de Ciências Exatas.

À esquerda, Célia Souza / À direita, Willians Lopes

A solenidade ainda contou com a presença do diretor executivo da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), Welber Andrade.

À esquerda, Diego Armando e Anderson Bernardina; ao centro, Célia Souza; à direita,Welber Andrade e Willians Lopes

Conheça os projetos premiados

Kit Solar Castanheiro / Fotos: Tiago Ferreira

Kit Solar Castanheiro: A inspiração para este projeto surgiu a partir de trabalhos de campo realizados pelo pesquisador Diego Armando Silva e seus alunos com castanheiros locais. A ideia era encontrar uma alternativa de fonte de energia que não agredisse o meio ambiente e atendesse às necessidades dessas comunidades, que frequentemente passam semanas ou até meses nas florestas durante os períodos de coleta. O kit solar castanheiro é uma inovação notável, projetada para acompanhar os coletores durante suas expedições na floresta. Saiba mais!

Equipe do projeto Nanorads, do Instituto Federal do Amapá (Ifap) — Foto: Ifap/Divulgação

Aplicação de Nanobiotecnologia para Recuperação de Área Degradada (Nanorads): Realiza a recuperação de áreas que sofreram impactos da ação humana na Amazônia. No início de 2023, o projeto fez o plantio de forma experimental de 830 mudas da espécie castanheira-da-amazônia (Bertholletia excelsa) para a recuperação de áreas degradadas no Vale do Jari, no sul do estado. A ação foi realizada por pesquisadores e estudantes de engenharia florestal do Campus Laranjal do Jari do Ifap.