Página inicial > Mais Notícias > Ifap e Unifap transformam equipamentos obsoletos em recursos tecnológicos

Ifap e Unifap transformam equipamentos obsoletos em recursos tecnológicos

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 19h31 | Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 08h56

Ouça o conteúdo da notícia!

Os materiais recuperados serão doados para escolas públicas do Amapá

Foto :  Equipe de comunicação do Unifap Digital + CRC

Em um esforço conjunto para maximizar o impacto social e fortalecer a educação no Amapá, o Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou doação de materiais de Tecnologia da Informação (TI) à Universidade Federal do Amapá (Unifap). Esses equipamentos, anteriormente considerados inservíveis para a administração pública, agora terão uma nova utilidade no âmbito do Programa Unifap Digital + CRC (Centro de Recondicionamento de Computadores).

À direita, o coordenador do projeto, Moisés Sales; ao centro, chefe da Sealo, Bruna Cebuliski; à esquerda,o diretor-geral em exercício do Campus Laranjal do Jari, Franciscleyton Santos.

A doação abrange uma variedade de recursos, como computadores, impressoras e nobreaks, que serão submetidos ao processo de recuperação coordenado pelo Unifap Digital + CRC. Depois de revitalizados, os materiais serão doados a escolas públicas da rede estadual e municipal. O Campus Laranjal do Jari doou 318 equipamentos de TI. "Entendemos que somos instituição federal de ensino e temos como missão desenvolver o estado do Amapá com responsabilidade social. Temos  a certeza que os materiais doados terão uma importante função social", afirma o diretor-geral em exercício do Campus Laranjal do Jari, Franciscleyton Santos.

Foto: Equipe de comunicação do Unifap Digital + CRC

A doação ocorreu por meio do processo de desfazimento de materiais,  conduzido com base na legislação federal, observando a Lei nº 14.479, de 2022, e o Decreto nº 9.373, de 2018. Além disso, o processo contou com a orientação fornecida pelo relatório da Comissão de Desfazimento de Bens do Instituto Federal do Amapá. "Nesse ano de 2023, o Campus realiza o primeiro desfazimento de bens públicos. Esta ação constitui-se de razões de interesses sociais e, ainda, dos cumprimentos das normas legais, bem como da avaliação de oportunidades e conveniências às alternativas de alienações", destaca a chefe da Seção de Administração e Logística (Sealo), Bruna Cebuliski.

Foto: Equipe de comunicação do Unifap Digital + CRC

A parceria entre o Ifap e a Unifap promove a sustentabilidade e o acesso à tecnologia na educação ao transformar equipamentos obsoletos em recursos úteis, desempenhando um papel vital no fortalecimento do sistema educacional do estado. O coordenador do projeto UNIFAP Digital +CRC, Moisés Sales, comemora a cooperação e explica que os materiais darão continuidade às ações do programa e para a promoção de uma educação tecnológica, inclusiva e para o exercício do papel social das instituições parceiras.