Página inicial > Mais Notícias > Ifap lança estudo de viabilidade para Curso de Pedagogia no Campus Laranjal do Jari

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2024, 12h02 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2024, 11h55

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) iniciou um estudo de viabilidade para a implantação do curso superior de Licenciatura Plena em Pedagogia no Campus Laranjal do Jari. A iniciativa visa atender a demanda crescente por profissionais qualificados na área da educação na região. Para isso, a comunidade local está sendo convidada a participar de um questionário de consulta disponível neste link, no período de 15 a 20 de junho.

Objetivos do Curso de Pedagogia

O curso de Pedagogia do Ifap, na modalidade presencial, tem como objetivos principais:

1. Formar pedagogos e pedagogas em Laranjal do Jari: Capacitar profissionais para atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e em ambientes não escolares, conforme disposto no Art. 64, da Lei nº 9.394/1996.

2. Desenvolver mediadores críticos: Preparar pedagogos para serem mediadores críticos do processo de ensino-aprendizagem, atuando como facilitadores em escolas e outros espaços pedagógicos do Vale do Jari, potencializando práticas educativas.

3. Estimular a pesquisa científica: Incentivar gradualmente a pesquisa científica na área da educação, com foco nos ambientes escolares e não escolares do sul do Amapá.

4. Estabelecer cooperações: Firmar acordos de cooperação com órgãos governamentais, movimentos populares e empresariais para fortalecer a educação na região.

Perfil Profissional

Os educadores formados no Ifap, Campus Laranjal do Jari, serão capacitados para compreender os fundamentos teóricos e metodológicos da ciência da educação e relacioná-los aos contextos socioeconômicos, científicos e tecnológicos do Vale do Jari, do estado do Amapá, da Amazônia, do Brasil e do mundo.

Participação da Comunidade

A participação da comunidade local é essencial para o sucesso deste projeto. O questionário de consulta foi criado para coletar opiniões e sugestões, garantindo que o curso atenda às necessidades e expectativas da população. Acesse o questionário aqui e contribua para a construção de uma educação de qualidade no Vale do Jari.