Projeto NEABI+ nas Escolas leva debate antirracista às salas de aula de Laranjal do Jari
Professor Igor Moreira em palestra na Escola Estadual Professora Maria Mendes Simões
O projeto Neabi+ nas Escolas ((Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), uma iniciativa do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap), está transformando o cenário educacional do município ao levar o debate sobre racismo e antirracismo para as salas de aula. Em um país marcado por desigualdades históricas, o projeto busca fortalecer a educação como ferramenta de transformação social e promoção da igualdade.
Sob nova denominação – anteriormente chamado Neabi+ Escolas –, o programa reforça seu compromisso em envolver estudantes, professores e a comunidade escolar em reflexões sobre igualdade racial e os direitos das comunidades afro-brasileiras e indígenas. “Queremos dialogar sobre a importância de reconhecer e valorizar a diversidade racial como parte essencial da formação cidadã”, explica o professor Igor Moreira Dias Pereira, do Ifap, um dos idealizadores do projeto.
Ações nas escolas e novas perspectivas
Professor Igor Moreira na Escola Municipal Raimunda Rodrigues Capiberibe
Focado em palestras educativas, o Neabi+ nas Escolas tem visitado instituições de ensino municipais para abordar temas como racismo estrutural, racismo recreativo e suas manifestações na sociedade e na mídia. Além de promover reflexões, o projeto abre espaço para que as experiências e demandas da comunidade escolar sejam ouvidas.
A professora Lilian Valéria Cunha, integrante do projeto, destaca a importância desses encontros. “Na Escola Raimunda Rodrigues Capiberibe, discutimos o racismo estrutural e sua presença na mídia. São momentos que ajudam a combater preconceitos e a fomentar o letramento racial nas escolas”, afirma.
Professora Lilian com alunos da Escola Municipal Raimunda Rodrigues Capiberibe
Desde o início das atividades deste ano, o projeto visitou escolas, como João Queiroga, Vanda Cabete, Raimunda Rodrigues Capiberibe e a Estadual Maria Mendes Simões, na comunidade de Água Branca do Cajari. Em breve, ações serão realizadas na Escola Municipal Cristo Redentor.
A receptividade da comunidade escolar tem sido positiva. “Estamos construindo uma base sólida de apoio e acreditamos que essa união entre o Instituto e o município terá um impacto duradouro na formação de uma geração mais consciente e comprometida com a igualdade”, enfatiza o professor Igor Moreira.
Prof. Igor Moreira com estudantes da Escola Estadual Professora Maria Mendes Simões
Iniciativas complementares
Em 2025, o projeto planeja ampliar suas atividades, oferecendo oficinas práticas que irão complementar as palestras com dinâmicas que promovam o diálogo, a expressão artística e o fortalecimento da identidade racial dos estudantes. A meta é alcançar todas as escolas de Laranjal do Jari, consolidando parcerias com a rede municipal.
O coordenador do Neabi no Campus Laranjal do Jari, Marcelo Toscano, ressalta outras ações alinhadas à temática, como o projeto "Fala Mais Neabi", que visa sensibilizar estudantes do Campus sobre temas relevantes para redações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, extensão voltado para o mapeamento de materiais didáticos utilizados nas escolas da região sobre temas correlatos à atuação do Neabi. Este projeto também promove debates para fortalecer o ensino de questões étnico-raciais e culturais.
Dia da Consciência Negra
O Campus realiza no próximo dia 23 de novembro o evento em alusão ao Dia da Consciência Negra. Com o tema “O Letramento Racial”, o evento é voltado ao público interno (estudantes e servidores) e à comunidade em geral.
Para garantir participação e certificação nas atividades, é necessário realizar inscrição on-line e gratuita, entre 13 e 22 de novembro, pelo portal de eventos do Ifap. Inscreva-se aqui!
Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Instagram: @ifapoficial
Redes Sociais