Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Campus Laranjal do Jari recebe Suframa para credenciamento e fomento à inovação
Início do conteúdo da página

Campus Laranjal do Jari recebe Suframa para credenciamento e fomento à inovação

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2024, 19h49 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2024, 09h48

Na última quarta-feira (13/11), o Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para uma visita de verificação técnica. O principal objetivo foi avaliar a estrutura do campus e seus laboratórios como parte do processo de credenciamento ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA), o que pode impulsionar novos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na região.

Representantes do Ifap e Suframa debatem credenciamento do campus Laranjal do Jari.

A visita foi conduzida pelo diretor de ensino do campus, Michael Moraes, e pelo diretor-geral em exercício, Marcelo Padilha, que apresentaram as instalações, o histórico da unidade e os cursos oferecidos. Foram destacados os  cursos de graduação, incluindo o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), em fase de implantação, os cursos técnicos integrados e subsequentes, além do programa Proeja, voltado para a educação de jovens e adultos.

Osvaldo Vasconcelos, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) do Ifap, apresentou a localização estratégica do campus, sua estrutura de pessoal — docentes e técnicos administrativos — e os projetos de extensão em desenvolvimento. Vasconcelos destacou a prioridade em ações futuras voltadas ao empreendedorismo, bioeconomia e à modernização industrial.

Osvaldo Vasconcelos apresenta o campus aos representantes da Suframa

Durante a visita aos laboratórios, foram inspecionados os espaços de informática, biologia, floresta e o IFMaker, que contribuem para a formação técnica e o desenvolvimento de projetos dos estudantes. Os técnicos Rilton Carvalho,  Mônica Vilhena, Jackson Barbosa e os professores Léo Serrão e Núbia Caramelo conduziram a apresentação dos espaços.

Representantes da Suframa vistoriam espaços do campus

Atualmente, o campus conta com nove projetos em andamento, e novas iniciativas são esperadas com o possível credenciamento ao CAPDA, que facilitará a captação de recursos. Andrew Rodrigues, coordenador do Programa Institucional de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) do Ifap, ressaltou a importância desse momento. “Hoje é um momento importante para o credenciamento da unidade. A expectativa é pela aprovação do campus no CAPDA, no próximo dia 12/12, permitindo a captação de recursos para futuros projetos.”

Espaços são vistoriados pela Suframa

Os representantes da Suframa, Helder Miranda e Ivo Costa, avaliaram presencialmente a adequação da estrutura física e dos laboratórios. Segundo os organizadores, o resultado da avaliação poderá abrir caminhos para investimentos futuros que beneficiarão o ensino e a inovação tecnológica no campus  e na região do vale do jari.

 

Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari

Instituto Federal do Amapá (Ifap) 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

Instagram: @ifapoficial

registrado em:
Fim do conteúdo da página