Ifap debate liberação de área para Auditório-Museu no Campus Laranjal do do Jari
Na última quinta-feira (05/12), autoridades e representantes de órgãos públicos se reuniram na Vice-Governadoria do Estado para tratar da liberação da área destinada à construção do Auditório-Museu do Campus Laranjal do Jari, do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O encontro reforçou a necessidade de alinhar desenvolvimento educacional e preservação ambiental e cultural.
O debate teve como foco a autorização para a supressão vegetal, etapa essencial para iniciar as escavações e intervenções no terreno da obra. O vice-governador Antônio Pinheiro Teles Júnior destacou a importância do projeto para a comunidade em promover o desenvolvimento educacional e cultural de forma sustentável
Participaram da reunião Lucilene Melo, diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Marcelo Padilha, diretor administrativo, Welber Andrade, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap (Proppi), Patrick Cantuária, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), Evandro Barros e Michel Bueno, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da Vice-Governadoria.
Para Lucilene Melo, o Auditório-Museu será um marco no Vale do Jari: “O projeto trará benefícios estruturais ao campus e fortalecerá a conexão com a história e a cultura local, criando um espaço de aprendizado e valorização do patrimônio regional.”
Ao final, ficou definido que novos estudos técnicos serão realizados para garantir a viabilidade ambiental e cultural do projeto. A expectativa é que as etapas avancem nos próximos meses, respeitando as exigências legais e preservando os recursos naturais e culturais da área.
Redes Sociais