Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Ifap conquista 1º lugar na categoria "Pesquisador Inovador" na 4ª edição do Prêmio Robério Nobre
Início do conteúdo da página

Ifap conquista 1º lugar na categoria "Pesquisador Inovador" na 4ª edição do Prêmio Robério Nobre

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2024, 13h38 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2024, 14h17

Foto retirada na 3º edição do prêmio em 2023

O professor e pesquisador Anderson Pedro Bernardina, do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap), conquistou o primeiro lugar na categoria "Pesquisador Inovador" na 4ª edição do Prêmio Robério Nobre de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Governo do Estado do Amapá.

Bernardina foi reconhecido pelo projeto "Floresta Automatizada: Inovação em um Plantio Experimental no Sul do Amapá", que visa automatizar medições biométricas em áreas de plantio experimental. Utilizando dendrômetros wireless, as medições nas plantas são realizadas e validadas mensalmente. "O objetivo é otimizar as medições biométricas por meio de tecnologias inovadoras, além de propor melhorias nos processos de monitoramento de plantios florestais", explica o professor.

Anderson Pedro Bernardina recebe o  prêmio e portaria de elogio na reitoria do Ifap

O pesquisador destaca que a premiação representa um importante avanço no reconhecimento de práticas e processos voltados à restauração ambiental, que integram inovação, ciência e sustentabilidade. "Ao impactar diretamente a recuperação de áreas degradadas na Amazônia, o projeto fortalece políticas de conservação e manejo sustentável, trazendo benefícios ecológicos e socioeconômicos duradouros, especialmente para o Amapá. Além disso, oferece aos estudantes do Ifap, no Campus Laranjal do Jari, um laboratório a céu aberto para aulas práticas nos cursos de Engenharia Florestal, Técnico em Florestas e Biologia", afirma Anderson.

A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 22 de novembro, no Palácio do Setentrião, e homenageou pesquisadores, empresas de tecnologia e profissionais de comunicação. Na ocasião, o premiado não pôde estar presente, sendo o prêmio recebido pelo reitor do Ifap, Romaro Silva.

A 4ª edição do Prêmio Robério Nobre, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), concedeu cerca de R$ 100 mil em premiações.

 

Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari

Instituto Federal do Amapá (Ifap) 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

Instagram: @ifapoficial

registrado em:
Fim do conteúdo da página