Página inicial > Pautas > Estudantes do campus fazem visita técnica a Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari

Alunos do curso técnico integrado em florestas do Campus Laranjal do Jari fizeram visita técnica a Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari. A ação faz parte da disciplina Gestão e Educação Ambiental.

A visita ocorreu no ultimo dia 24/08 e contou com a presença de 25 alunos. O ato objetivou proporcionar o conhecimento aos discentes sobre empreendimentos localizados na região onde residem, os tipos de atividades que são desenvolvidas, os profissionais que  atuam na localidade  e as ações desempenhadas para o pleno funcionamento desses negócios.

Na oportunidade, os alunos conheceram as instalações da Usina e contaram com o acompanhamento de funcionários da empresa, que explicaram o funcionamento  e a geração de energia no empreendimento. O ex -aluno do Campus Laranjal do Jari, Genivaldo Santos, é funcionário da usina e foi um dos guias dos estudantes visitantes. Genivaldo foi aluno da primeira turma do Curso de Meio Ambiente do Ifap e também do Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental.

A usina fica localizada localizada no Rio Jari, divisa dos estados do Pará e Amapá, e possui uma barragem e vertedouro em concreto, com altura máxima de 15 metros (um dos maiores do mundo), comprimento total de 2.800 metros e conta com turbinas tipo Kaplan com capacidade de produção de 392,95 MW.

A incursão foi acompanhada pelos professores do Campus Laranjal do Jari Diego Armando silva e Jamille Aguiar.

Texto: Pedro Oliveira, estagiário sob supervisão do Setor de Comunicação do Campus Laranjal do Jari

Revisão e Supervisão: Jornalista, Tiago Ferreira