Página inicial > Mais Notícias > Novo santuário de árvores gigantes é descoberto no Amapá

Novo santuário de árvores gigantes é descoberto no Amapá

Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2021, 15h51 | Última atualização em Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 15h21

Árvore da castanheira da Amazônia. Foto: Marcelino Guedes

Um novo santuário de árvores gigantes foi descoberto na região sul do Amapá. A descoberta se deu numa expedição realizada entre os dias 18 a 23 de janeiro de 2021 por professores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e instituições parceiras. A ação faz parte do projeto Árvores Gigantes, que é coordenado pelo Ifap em Laranjal do Jari e oriundo do fundo Iratapuru, com parceria do Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CGPD.

O novo santuário fica numa Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru. O local é ocupado por populações tradicionais que vivem da exploração sustentável da castanha. “O santuário tem a particularidade de concentrar castanheiras de grande porte, que traduzem a identidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável”, explica o professor e pesquisador  do Ifap Anderson Bernardina.

Professor do Ifap Anderson Bernardina manuseia drone que mensura a altura das árvores. Foto: Jussian - Fundação Jari

No local, foi encontrada a maior castanheira (Berthollhetia excelsa) já registrada na Amazônia, com 66,66 metros de altura. A maior árvore do novo santuário é um angelim vermelho (Dinizia excelsa Duke), de 79,19 metros de altura e 6,8 metros de diâmetro. O porte médio de árvores amazônicas é de 40 a 50 metros. As medições foram realizadas com auxílio da tecnologia com utilização de drone específico e escalada com apoio da Amazon tree.

O coordenador do projeto Árvores  Gigantes e professor do Ifap, Diego Armando, destaca a importância da descoberta de um novo reduto de árvores de grande porte. “Nesse santuário, descobrimos que há uma competição intraespecífica entre duas gigantes da Amazônia, a castanheira e o angelim vermelho, além de observar a importância das espécies para a comunidade local”, relata.

Equipe expedicionária. Foto: Rafael Aleixo - Setec

Os pesquisadores tiveram auxílio de moradores da comunidade de São Francisco do Iratapuru. A comunidade  recebeu, no ano de 2020, qualificação com objetivo formar guias em expedições científicas, além de potencializar cadeias produtivas com produtos não madeireiros para geração de renda na localidade. A qualificação fez parte da programação da 17° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ifap.

Confira imagens do local abaixo!

Imagens: Anderson Bernardina

Colaboração técnica: Ailton Pantoja