Página inicial > Mais Notícias > Grupo de pesquisadores do projeto árvores gigantes realiza nova expedição em setembro

Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 15h47 | Última atualização em Terça, 14 de Setembro de 2021, 14h57

Árvore da castanheira da Amazônia. Foto: Marcelino Guedes

Uma nova expedição na busca de árvores gigantes da Amazônia já tem data definida. O grupo de pesquisadores parte com destino às árvores gigantes no próximo dia 24 de setembro deste ano. A expedição sairá do município de Porto Grande , subindo rio cupixi, e  tem como objetivo monitorar uma árvore que tem aproximadamente 85 metros de altura e fica nos limites da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru e uma outra que possui medição próxima de 83 metros de altitude e se encontra na fronteira de uma unidade de conservação da Floresta Estadual do Amapá (Flota).

A expedição será patrocinada por um projeto de financiamento aprovado pela Universidade Estadual do Amapá (UEAP), em cooperação com o Instituto Federal do Amapá (Ifap), Campus Laranjal, e pelo Fundo Iratapuru. O professor do Ifap e coordenador do projeto Árvores Gigantes da Amazônia, Diego Armando, destaca a importância do projeto aceito pela UEAP por possibilitar o monitoramento e até a descoberta de novas árvores gigantes, além de subsidiar pesquisas, potencializar o uso de unidades de conservação e o turismo na região do Amapá.

A autoria do projeto de financiamento é do professor doutor da Uepa e membro do grupo de pesquisadores de árvores gigantes da Amazônia Robson Lima. O professor destaca que a inciativa faz parte do projeto de monitoramento integrado de árvores gigantes na Amazônia e que teve início em 2019, junto com os professores Eric Görgens, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), e o professor Diego Armando Silva, do Ifap, Campus Laranjal do Jari. "Conseguimos a aquisição de recursos por meio da  aprovação em um edital de financiamento de pesquisa publicado pela UEAP. Agora o nosso objetivo é continuar o monitoramento por meio de inventário florestal para entender os principais processos ecológicos que governam essas características elementares das árvores gigantes", finaliza Borges.

Um novo Santuário de árvores Gigantes

Na última expedição, realizada entre os dias 18 e 23 de janeiro de 2021 por professores do Ifap, Campus Laranjal do Jari, e instituições parceiras, foi descoberto um novo santuário de árvores gigantes, na região sul do Amapá. O santuário fica numa Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru. O local é ocupado por populações tradicionais que vivem da exploração sustentável da castanha.

No local, foi encontrada a maior castanheira (Berthollhetia excelsa) já registrada na Amazônia, com 66,66 metros de altura. A maior árvore do novo santuário é um angelim vermelho (Dinizia excelsa Duke), de 79,19 metros de altura e 6,8 metros de diâmetro. O porte médio de árvores amazônicas é de 40 a 50 metros. As medições foram realizadas com auxílio da tecnologia com utilização de drone específico e escalada com apoio da Amazon Tree.

Confira Imagens do Local

Saiba mais aqui