Página inicial > Mais Notícias > Campus realiza “Mostra sobre consciência negra e povos tradicionais da Amazônia”

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 17h55 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 18h19

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) promove nos dias 25 e 26 de novembro “Mostra sobre consciência negra e povos tradicionais da Amazônia”. O evento é alusivo ao dia da consciência negra comemorado no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.

O evento é presencial e conta com palestras, oficinas, visita a população quilombola da região, apresentações culturais e de trabalhos desenvolvidos pelo Ifap sobre os povos originários e a cultura local. A programação é aberta a toda a comunidade e os interessados em participar devem realizar inscrição, de forma gratuita e on-line, no site: https://eventos.ifap.edu.br,  até  o dia 24/11. Faça aqui sua inscrição!

Objetivo da mostra sobre consciência negra e povos tradicionais da Amazônia é explanar a herança africana e negra nos conhecimentos e práticas das populações tradicionais locais, assim serão trabalhados os temas moda e estética negra e outras formas de expressões culturais de origem africanas e afro-brasileiras, de modo que os participantes tenham consciência da herança cultural e genética do povo negro a população brasileira.

Confira aqui a programação completa!

Dia da consciência negra

Comemorado no dia 20 de novembro, o dia da consciência negra é celebrado no Brasil desde de 2003. A data remete a morte de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. Zumbi foi assassinado pela coroa Portuguesa em 20 de novembro de 1965. O líder quilombola teve a cabeça cortada, salgada e exposta pelas autoridades no Pátio do Carmo, em Recife.

No Amapá, a data foi instituída feriado estadual pela lei Lei nº 1.169 de 27/12/2007.