Página inicial > Mais Notícias > Estudantes do Ifap participam de Intercâmbio na Colômbia

Estudantes do Ifap participam de Intercâmbio na Colômbia

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 06h34 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 11h06

Acessibilidade: Ouça o conteúdo da notícia!

Intercambistas com destino a Medelin, na Colômbia

Participam de um intercâmbio internacional na cidade de Medelin, na Colômbia, 11 estudantes e 5 servidores do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O grupo partiu de Macapá, no último dia 5/3, e permanecerá em solo colombiano até 18/3, cumprindo uma extensa agenda de intercâmbio cultural, técnico e científico no Centro Tecnológico de Antioquia.

Na oportunidade, os estudantes de Engenharia Florestal do Campus participam de capacitação na área de botânica, em que aprendem a reconhecer a anatomia das plantas, a morfologia externa dos órgãos vegetativos e reprodutivos e seus hábitos de crescimento, além de aprender a coletar, herbalizar amostras botânicas e identificar espécies por meio de literatura especializada e consulta à base de plantas.

Estudantes passam por capacitação em língua espanhola

Para facilitar a aprendizagem dos intercambistas, o Campus realizou um aulão intensivo de língua espanhola, no último dia 1/3. Na ação, os participantes tiveram acesso a noções básicas da língua espanhola e também a materiais personalizados, com intuito de oferecer uma rápida preparação dos alunos em relação ao idioma. A ação foi ministrada pelo professor de espanhol do Campus José Lira.

O intercâmbio, que é uma  parceria do Ifap com o Centro Tecnológico de Antioquia, surgiu de um projeto de curso FIC elaborado pela professora do Campus Laranjal do Jari Juliana Farias. “Com grande alegria estamos estabelecendo a integração pan-amazônica. Para efetuar medidas concretas em defesa da Amazônia, devemos fortalecer nossa conexão com vizinhos fronteiriços para que ambos partilhem da mesma floresta, dos avanços tecnológicos, educacionais e científicos. Temos uma estrutura universitária incrível do Centro Tecnológico de Antioquia, e a partir de agora uma real operacionalização deste acordo internacional de forma presencial, reforçando a premissa de que é no seio das instituições de ensino que devem ocorrer os grandes avanços científicos e tecnológicos”, explica Juliana.

Grupo do intercâmbio no aeroporto internacional de Macapá

A diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo, destaca a relevância do intercâmbio por propiciar a troca de experiências acadêmicas, profissionais e culturais. “É uma imersão dentro de uma nova cultura e língua (o espanhol). Desta forma, serão dias de intensa aprendizagem com uma agenda repleta de atividades que promoverão o conhecimento”, afirma Lucilene.

O Pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap (Proeppi ), Romaro Silva, explica essa é a primeira ação envolvendo alunos e servidores, em outros países latino-americanos para uma imersão de conhecimento por mais de uma semana. “A mobilidade estudantil no Instituto Tecnológico de Antioquia compõe um importante passo no processo de internacionalização do Ifap. Estamos atuando para que tais possibilidades estejam cada vez mais presente na vida dos nossos alunos e servidores”, destaca Romaro.

Veja a composição do grupo de intercambistas

Grupo em conexão no Peru

• Alunos selecionados: Francisco Cunha Barbosa, Bruna Franciane Gomes De Carvalho, Marcia Beatriz Ferreira Almeida, Alander Vinicius Lima Pereira, Fabrina Pietra Ribeiro Lopes, Vinícius Santos do Nascimento, Emilly Valeria Silva de Matos, Meuksedek Alves da Silva, Rafael Monteiro Pereira, Manuelle da Costa Pereira, Maycon da Silva Silva e Vinícius Santos.
  • Servidores: Juliana Farias, Lucilene Melo, José Lira, Jonas de Brito e Welber Andrade.
  • Representante do Iepa: Patrick Cantuária