Página inicial > Mais Notícias > Nova expedição do Projeto Árvores Gigantes da Amazônia ocorre em outubro

Nova expedição do Projeto Árvores Gigantes da Amazônia ocorre em outubro

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 11h22 | Última atualização em Quarta, 03 de Maio de 2023, 08h34

Uma nova expedição do Projeto Árvores Gigantes da Amazônia vai ser realizada no próximo de mês outubro. O objetivo da excursão científica é retornar à maior árvore da Amazônia, um angelim vermelho (Dinizia excelsa) de 88,5 metros de altura (equivalente a um prédio de 30 andares) e 9,9 metros de circunferência. A árvore está localizada na  Floresta Estadual (Flota), entre os estados do Pará e Amapá. Saiba mais!

O retorno ao angelim vermelho buscará datar a idade do santuário das maiores árvores e também o levantamento da fauna em torno das gigantes. As informações coletadas servirão de suporte para uma possível recategorização de uma parte da unidade de conservação de uso sustentável (Flota-Paru) para uma unidade de proteção integral  e, assim, promover a preservação do santuário das árvores gigantes.

Pesquisadores fazem medição da árvore angelim vermelho com a trena/Foto: Projeto Árvores Gigantes da Amazônia

A expedição partirá do município de Laranjal do Jari/AP e será coordenada pelo professor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Campus Laranjal do Jari, Diego Armando. A incursão científica conta com recursos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará  (IDEFLOR-Bio), da Universidade do Arkansas (UARK), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e National Science Foundation (NSF). O IDEFLOR-Bio dará suporte ao projeto, no período de 2023 a 2025, com apoio técnico e científico.

A maior árvore da Amazônia

Maior árvore da Amazônia: Angelim Vermelho/Foto: Projeto Árvores Gigantes da Amazônia

Os angelins vermelhos foram detectados inicialmente em 2018 durante uma pesquisa com sensores aeroembarcados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Os dados obtidos identificaram a projeção de árvores de grande porte na Amazônia. Entre elas, são apontadas cinco árvores com alturas superiores a 80 metros no sul do Amapá. As informações levantadas pela pesquisa motivaram a realização de expedições lideradas pelo Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari, em busca das grandes árvores.

Expedição pelo Rio Jari/Foto: Projeto Árvores Gigantes da Amazônia

A quinta expedição do Projeto Árvores Gigantes encontrou a maior árvore da Amazônia. O feito de chegar ao angelim teve que esperar 3 anos, se concretizando em setembro de 2022. Para alcançar à “gigante”, os pesquisadores contaram com o apoio de moradores da comunidade extrativista de São Francisco do Iratapuru, no sul do Amapá.

Veja o momento de chegada a árvore!

Confira aqui o álbum da expedição!