Nova expedição do Projeto Árvores Gigantes da Amazônia ocorre em outubro
Uma nova expedição do Projeto Árvores Gigantes da Amazônia vai ser realizada no próximo de mês outubro. O objetivo da excursão científica é retornar à maior árvore da Amazônia, um angelim vermelho (Dinizia excelsa) de 88,5 metros de altura (equivalente a um prédio de 30 andares) e 9,9 metros de circunferência. A árvore está localizada na Floresta Estadual (Flota), entre os estados do Pará e Amapá. Saiba mais!
O retorno ao angelim vermelho buscará datar a idade do santuário das maiores árvores e também o levantamento da fauna em torno das gigantes. As informações coletadas servirão de suporte para uma possível recategorização de uma parte da unidade de conservação de uso sustentável (Flota-Paru) para uma unidade de proteção integral e, assim, promover a preservação do santuário das árvores gigantes.
Pesquisadores fazem medição da árvore angelim vermelho com a trena/Foto: Projeto Árvores Gigantes da Amazônia
A expedição partirá do município de Laranjal do Jari/AP e será coordenada pelo professor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Campus Laranjal do Jari, Diego Armando. A incursão científica conta com recursos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio), da Universidade do Arkansas (UARK), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e National Science Foundation (NSF). O IDEFLOR-Bio dará suporte ao projeto, no período de 2023 a 2025, com apoio técnico e científico.
A maior árvore da Amazônia
Maior árvore da Amazônia: Angelim Vermelho/Foto: Projeto Árvores Gigantes da Amazônia
Os angelins vermelhos foram detectados inicialmente em 2018 durante uma pesquisa com sensores aeroembarcados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Os dados obtidos identificaram a projeção de árvores de grande porte na Amazônia. Entre elas, são apontadas cinco árvores com alturas superiores a 80 metros no sul do Amapá. As informações levantadas pela pesquisa motivaram a realização de expedições lideradas pelo Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari, em busca das grandes árvores.
Expedição pelo Rio Jari/Foto: Projeto Árvores Gigantes da Amazônia
A quinta expedição do Projeto Árvores Gigantes encontrou a maior árvore da Amazônia. O feito de chegar ao angelim teve que esperar 3 anos, se concretizando em setembro de 2022. Para alcançar à “gigante”, os pesquisadores contaram com o apoio de moradores da comunidade extrativista de São Francisco do Iratapuru, no sul do Amapá.
Veja o momento de chegada a árvore!
Confira aqui o álbum da expedição!
Notícias relacionadas:
Um Angelim vermelho é a maior árvore da Amazônia
Nova expedição do projeto Árvores Gigantes em setembro
Projeto Árvores Gigantes mapeia angelim vermelho de grande porte em Mazagão
Projeto Árvores Gigantes realiza nova expedição
Expedição encontra a maior árvore já registrada no Amapá
Grupo de pesquisadores do projeto árvores gigantes realiza nova expedição em setembro
Novo santuário de árvores gigantes é descoberto no Amapá
Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Instagram: @ifapoficial
Redes Sociais